02 - POTENCIAÇÃO E RAIZ QUADRADA EM Z
POTENCIAÇÃO
A potenciação é uma multiplicação de fatores iguais
Exemplos 2³ = 2 .2 .2 = 8
Você sabe também que:
2 é a base
3 é o expoente
8 é a potência ou resultado
1) O expoente é par
a) (+7)² = (+7) . (+7) = +49
b) (-7)² = (-7) . (-7) = +49
c) (+2)⁴ = (+2) . (+2) . (+2) . (+2) = + 16
d) (-2)⁴ = (-2) . (-2) . (-2) . (-2) = + 16
Conclusão : Quando o expoente for par, a potencia é um número positivo
2) Quando o expoente for impar
a) (+4)³ = (+4) . (+4) . (+4) = + 64
b) (-4)³ = (-4) . (-4) . (-4) = - 64
c) (+2)⁵ = (+2) . (+2) . (+2) . (+2) . (+2) = +32
d) (-2)⁵ = (-2) . (-2) . (-2) . (-2) . (-2) = -32
Conclusão : Quando o expoente é impar, a potência tem o mesmo sinal da base.
EXERCÍCIOS
1) Calcule as potências ;
a) (+7)²= (R: +49)
b) (+4)² = (R: +16)
c) (+3)² = (R: +9)
d) (+5)³ = (R: +125)
e) (+2)³ = (R: +8)
f) (+3)³ = (R: +27)
g) (+2)⁴ = (R: +16)
h) (+2)⁵ = (R: +32)
i) (-5)² = (R: +25)
j) (-3)² = (R: +9)
k) (-2)³ = (R: -8)
l) (-5)³ = (R: -125)
m) (-1)³ = (R: -1)
n) (-2)⁴ = (R: +16)
o) (-3)³ = (R: -27)
p) (-3)⁴ = (R: +81)
2) Calcule as potencias:
a) (-6)² = (R: +36)
b) (+3)⁴ = (R: +81)
c) (-6)³ = (R: -216)
d) (-10)² = (R: +100)
e) (+10)² = (R: +100)
f) (-3)⁵ = (R: -243)
g) (-1)⁶ = (R: +1)
h) (-1)³ = (R: -1)
i) (+2)⁶ = (R: +64)
j) (-4)² = (R: +16)
k) (-9)² = (R: +81)
l) (-1)⁵⁴ = (R: +1)
m) (-1)¹³ = (R: -1)
n) (-4)³ = (R: -64)
o) (-8)² = (R: +64)
p) (-7)² = (R: +49)
3) Calcule as potencias
a) 0⁷ = (R: 0)
b) (-2)⁸ = (R: 256)
c) (-3)⁵ = (R: -243)
d) (-11)³ = (R: -1331)
e) (-21)² = (R: 441)
f) (+11)³ = (R: +1331)
g) (-20)³ = (R: -8000)
h) (+50)² = (R: 2500)
4) Calcule o valor das expressões (primeiro as potências)
a) 15 + (+5)² = (R: 40)
b) 32 – (+7)² = (R: -17)
c) 18 + (-5)² = (R: 43)
d) (-8)² + 14 = (R: 78)
e) (-7)² - 60 = (R: -11)
f) 40 – (-2)³ = (R: 48)
g) (-2)⁵ + 21 = (R: -11)
h) (-3)³ - 13 = (R: -40)
i) (-4)² + (-2)⁴ = (R: 32)
j) (-3)² + (-2)³ = (R: 1)
k) (-1)⁶ + (-3)³ = (R: -26)
l) (-2)³ + (-1)⁵ = (R: -9)
CONVEÇÕES:
Todo o número inteiro elevado a 1 é igual a ele mesmo.
Exemplos:
a) (+7)¹ = +7
b) (-3)¹ = -3
Todo o número inteiro elevado a zero é igual a 1.
Exemplos:
a) (+5)⁰ = 1
b) (-8)⁰= 1
IMPORTANTE!
Observe como a colocação dos parênteses é importante:
a) (-3)² = (-3) . (-3) = +9
b) -3² = -(3 . 3) = -9
Para que a base seja negativa, ela deve estar entre parênteses.
EXERCÍCIOS
1) Calcule as potências:
a) (+6)¹ = (R: +6)
b) (-2)¹ = (R: -2)
c) (+10)¹ = (R: +10)
d) (-4)⁰ = (R: +1)
e) (+7)⁰ = (R: +1)
f) (-10)⁰ = (R: +1)
g) (-1)⁰ = (R: +1)
h) (+1)⁰ = (R: +1)
i) (-1)⁴²³ = (R: -1)
j) (-50)¹ = (R: -50)
k) (-100)⁰ = (R: +1)
l) 20000⁰ = (R: +1)
2) Calcule:
a) (-2)⁶ = (R: 64)
b) -2⁶ = (R: -64)
Os resultados são iguais ou diferentes?
R: Deferentes
3) Calcule as potências:
a) (-5)² = (R: 25)
b) -5² = (R: -25)
c) (-7)² = (R: +49)
d) -7² = (R: -49)
e) (-1)⁴ = (R: +1)
f) -1⁴ = (R: -1)
4) Calcule o valor das expressões (primeiro as potências):
a) 35 + 5²= (R: 60)
b) 50 - 4² = (R: -14)
c) -18 + 10² = (R: 82)
d) -6² + 20 = (R: -16)
e) -12-1⁷ = (R: -13)
f) -2⁵ - 40 = (R: -72)
g) 2⁵ + 0 - 2⁴ = (R: 16)
h) 2⁴ - 2² - 2⁰ = (R: 11)
i) -3² + 1 - .65⁰ = (R: -9)
j) 4² - 5 + 0 + 7² = (R: 60)
k) 10 - 7² - 1 + 2³ = (R: -32)
l) 3⁴ - 3³ + 3² - 3¹ + 3⁰ = (R: 61)
PROPRIEDADES
1) Produto de potência de mesma base: conserva-se a base e somam-se os expoentes.
Observe: a³ . a² = ( a .a .a ) . ( a .a ) = a⁵
Note que: a³ . a² = a³ ⁺ ² = a⁵
Exemplos
a) (-5)⁷ . (-5)² = (-5) ⁷ ⁺ ² = (-5)⁹
b) (+2)³ . (+2)⁴ = (+2)³ ⁺ ⁴ = (+2)⁷
EXERCÍCIOS
1) Reduza a uma só potência:
a) 5⁶ . 5² = 5⁹
b) x⁷. x⁸= x¹⁵
a) 2⁴ . 2 . 2⁹ = 2¹⁴
b) x⁵ .x³ . x = x⁹
c) m⁷ . m⁰ . m⁵ = m¹²
d) a . a² . a = a⁴
1) Reduza a uma só potencia:
a) (+5)⁷ . (+5)² = [R: (+5)⁹]
b) (+6)² . (+6)³ = [R: (+6)⁵]
c) (-3)⁵ . (-3)² = [R: (-3)⁷]
d) (-4)² . (-4) = [R: (-4)³]
e) (+7) . (+7)⁴ = [R: (+7)⁵]
f) (-8) . (-8) . (-8) = [R: (-8)³]
g) (-5)³ . (-5) . (-5)² = [R: (-5)⁶]
h) (+3) . (+3) . (+3)⁷ = [R: (+3)⁹]
i) (-6)² . (-6) . (-6)² = [R: (-6)⁵]
j) (+9)³ . (+9) . (+9)⁴ = [R: (+9)⁸]
2) Divisão de potências de mesma base:
Observe: a⁵ : a² = (a . a . a . a .a ) : (a .a ) = a³
Note que: a⁵ : a² = a⁵⁻² = a³
Exemplos:
a) (-5)⁸ : (-5)⁶ = (-5)⁸⁻⁶ = (-5)²
b) (+7)⁹ : (+7)⁶ = (+7)⁹⁻⁶ = (+7)³
EXERCÍCIOS
1) Reduza a um asó potência:
a) a⁷ : a³ = (R: a⁴)
b) c⁸ : c² = (R: c⁶)
c) m³ : m = (R: m² )
d) x⁵ : x⁰ = (R: x⁵)
e) y²⁵ : y²⁵ = (R: y⁰= 1)
f) a¹⁰² : a = (R: a¹⁰¹)
2) Reduza a uma só potência:
a) (-3)⁷ : (-3)² = [ R: (-3)⁵]
b) (+4)¹⁰ : (+4)³ = [R: ( +4)⁷]
c) (-5)⁶ : (-5)² = [R: (-5)⁴]
d) (+3)⁹ : (+3) = [R: (+3)⁸]
e) (-2)⁸ : (-2)⁵ = [R: (-2)³]
f) (-3)⁷ : (-3) = [R: (-3)⁶]
g) (-9)⁴ : (-9) = [R: (-9)³]
h) (-4)² : (-4)² = [R: (-4)⁰ = 1]
3) Calcule os quocientes:
a) (-5)⁶ : (-5)⁴ = (R: 25)
b) (-3)⁵ : (-3)² = (R: -27 )
c) (-4)⁸ : (-4)⁵= (R: -64)
d) (-1)⁹ : (-1)² = (R: -1)
e) (-7)⁸ : (-7)⁶= (R: 49)
f) (+10)⁶ : (+10)³ = (R: 1000)
3) Potência de Potência:
Obeserve: (a²)³ = a²˙³ = a⁶
Exemplo: [(-2)³]⁴ = (-2)³˙⁴ = (-2)¹²
EXERCÍCIOS
1) Aplique a propriedade de potência de potência.
a) [(-4)² ]³ = (-4)⁶
b) [(+5)³ ]⁴ = (+5)¹²
c) [(-3)³ ]² = (-3)⁶
d) [(-7)³ ]³ = (-7)⁹
e) [(+2)⁴ ]⁵ = (+2)²⁰
f) [(-7)⁵ ]³ = (-7)¹⁵
g) [(-1)² ]² = (-1)⁴
h) [(+2)³ ]³ = (+2)⁹
i) [(-5)⁰ ]³ = (-5)⁰ = 1
2) Calcule o valor de:
a) [(+3)³]² = 729
b) [(+5)¹]⁵ = -243
c) [(-1)⁶]² = 1
d) [(-1)³]⁷ = -1
e) [(-2)²]³ = 64
f) [(+10)²]² = 10000
4) Potência de um produto.
Obeserve: ( a . b )³ = ( a . b ) . (a . b ) . ( a . b ) = ( a . a . a ) . ( b . b . b ) = a³ . b³
Exemplos: [(-2) . (+5) ] = (-2)³ . (+5)³
EXERCÍCIOS
1) Aplique a propriedade de potência de um produto:
a) [(-2) . (+3)]⁵ = (-2)⁵ . (+3)⁵
b) [(+5) . (-7)]³ = (+5)³. (-7)³
c) [(-7) . (+4)]² = (-7)² . (+4)²
d) [(+3) . (+5)]² = (+3)² . (+5)²
e) [(-4)² . (+6)]³ = (-4)⁶ . (+6)³
f) [(+5)⁴ . (-2)³]² = (-4)⁸ . (+6)⁶
RAIZ QUADRADA EXATA DE NÚMEROS INTEIROS
Vamos recordar:
√49 = 7, porque 7² = 49
No conjunto dos números inteiros, a raiz quadrada de 49 pode ser:
+7, poque (+7)² = 49.
-7, porque (-7)² = 49.
Como o resultado de uma operação, deve ser único, vamos adotar o seguinte critério:
Exemplos:
a) +√16 = +4
b) - √16 = -4
c) √9 = 3
d) -√9 = -3
Os números negativos não têm raiz quadrada no conjunto Z
Veja:
a) √-9 = nenhum inteiro, pois (nenhum inteiro)² = -9
b) √-16 = nenhum inteiro, pois (nenhum inteiro)² = -16
EXERCÍCIOS
1) Determine as raízes:
a) √4 = (R: 2)
b) √25 = (R: 5)
c) √0 = (R: 0)
d) -√25 = (R: -5)
e) √81 = (R: 9)
f) -√81 = (R: -9)
g) √36 = (R: 6)
h) -√1 = (R: -1)
i) √400 = (R: 20)
j) -√121 = (R: -11)
k) √169 = (R: 13)
l) -√900 = (R: -30)
2) Calcule caso exista em Z:
a) √4 = (R: 2)
b) √-4 = (R: não existe)
c) -√4 = (R: -2)
d) √64 = (R: 8)
e) √-64 = (R: não existe)
f) -√64 = (R: - 8)
g) -√100 = (R:-10)
h) √-100 = (R: não existe)
3) Calcule:
a) √25 + √16 = 9
b) √9 - √49 = -4
c) √1 + √0 = 1
d) √100 - √81 + √4 = 3
e) -√36 + √121 + √9 = 8
f) √144 + √169 -√81 = 16
EXEPRESSÕES NÚMERICAS
As expressões devem ser resolvidas obedecendo à seguinte ordem de operações:
1) Potenciação e radiciação;
2) Multiplicação e divisão
3) Adição e subtração
Nessas operações são realizados :
1) parênteses ( )
2) colchetes [ ]
3) chaves { }
exemplos:
calcular o valor das expressões :
1°) exemplo
(-3)² - 4 - (-1) + 5²
9 – 4 + 1 + 25
5 + 1 + 25
6 + 25
31
2°) exemplo
15 + (-4) . (+3) -10
15 – 12 – 10
3 – 10
-7
3°) exemplo
5² + √9 – [(+20) : (-4) + 3]
25 + 3 – [ (-5) +3 ]
25 + 3 - [ -2]
25 +3 +2
28 + 2
30
EXERCÍCIOS
1) Calcule o valor das expressões:
a) 5 + ( -3)² + 1 = 15
b) 10 + (-2)³ -4 = -2
c) 12 – 1 + (-4)² = 27
d) (-1)⁵ + 3 – 9 = -7
e) 18 – (+7) + 3² = 20
f) 6 + (-1)⁵ - 2 = 3
g) (-2)³ - 7 – (-1) = -14
h) (-5)³ - 1 + (-1)⁹ = -127
i) 5⁰ - ( -10) + 2³ = 19
j) (-2)³ + (-3)² - 25 = -24
2) Calcule o valor das expressões:
a) 3 - 4² + 1 = -12
b) 2³ - 2² - 2 = 2
c) (-1)⁴ + 5 - 3² = -3
d) 5⁰ - 5¹ - 5⁰ = -5
e) (-3)². (+5) + 2 = 47
f) (-1)⁷ - (-1)⁸ = -2
g) 5 + (-3)² + 7⁰ = 15
h) √49 + 2³ - 1 = 14
3) Calcule o valor das expressões:
a) (-3)² + 5 = 14
b) (-8)² - (-9)² = -17
c) -72⁰ + (-1)⁸ = 0
d) (-12)⁰ + (+12)⁰ = 2
e) 10³ - (-10)² - 10⁰ = 899
f) (-7)² + (-6)² - (-1)² = 84
g) (-1)⁶ + (+1)⁵ + (-1)⁴ + (+1)³ = 4
h) 2⁶ - 2⁵ - 2⁴ - 2³ - 2² - 2 = 2
4) Calcule o valor das expressões:
a) (-3) . (+7) + (-8) . (-3) = 3
b) (-3)³ + (+2)² - 7 = -30
c) 8 + (-3 -1)² = 24
d) (-2 + 6)³ : (+3 – 5)² = 16
e) –(-5)² + (-7 + 4) = -28
f) (-2)⁶ + (+5) . (-2) = 54
5) Calcule o valor das expressões:
a) (-3)³ . (-2)² + (3) + 5⁰ = -110
b) (-1)³ + 3 + (+2) . (+5) = 12
c) (-2) . (-7) + (-3)² = 23
d) 2 . (-5)² - 3 . (-1)³ + 4 = 57
e) –[ -1 + (-3) . (-2)]²
f) –(5 – 7)³ - [ 5 - 2² - (4 – 6)] = 5
g) (-3 + 2 – 1)³ - ( -3 + 5 – 1)⁸ + 3 = -6
h) 8 – [ -7 + )-1) . (-6) + 4]²
i) 14 – [(-1)³ . (-2)² + (-35) : (+5)] = 25
j) 5³ - [ 10 + (7 -8)² ]² - 4 + 2³ = 8
k) (-1)⁸ + 6⁰ - [15 + (-40) : (-2)³ ] = -18
l) -3 –{ -2 – [(-35) : (+5) + 2² ]} = -4
6) Calcule o valor das expressões:
a) (- 3 + 5 + 2) : (-2) = -2
b) (+3 – 1)² - 15 = -11
c) (-2)³ - (-1 + 2)⁵ = -9
d) 40 : (-1)⁹ + (-2)³ - 12 = -60
e) 10 – [5 – (-2) + (-1)] = 4
f) 2 – { 3 + [ 4 – (1 – 2) + 3 ] – 4} = -5
g) 15 – [ (-5)² - (10 - 2³ ) ] = -8
h) 13 – [(-2) – (-7) + (+3)² ] = -1
i) 7² - [ 6 – (-1)⁵ - 2²] = 46
j) 2³ - [(-16) : (+2) – (-1)⁵] = 15
k) 50 : { -5 + [ -1 –(-2)⁵ : (-2)³ ]} = -5
7) Calcule o valor das expressões:
a) 10 + (-3)² = 19
b) (-4)² - 3 = 13
c) 1 + (-2)³ = -7
d) -2 + (-5)² = 23
e) (-2)² + (-3)³ = -23
f) 15 + (-1)⁵ - 2 = 12
g) (-9)² -2 – (-3) = 82
h) 5 + (-2)³ + 6 = 3
8) Calcule o valor das expressões:
a) 5 – { +3 – [(+2)² -(-5)² + 6 – 4 ]} = -17
b) 15 – { -3 + [(5 – 6)² . (9 -8 ) ² + 1]} = 16
c) 18 – { 6 – [ -3 – (5 – 4) – (7- 9)³ ] – 1 } = 17
d) -2 + { -5 –[ -2 – (-2)³ - 3- (3 -2 )⁹ ] + 5 } = -4
e) 4 – {(-2)² . (-3) – [ -11 + (-3) . (-4)] – (-1)} = 16
Exercícios em forma de teste:
1) O resultado de (-1001)² é:
a) 11 011
b) -11 011
c) 1 002 001 X
d) -1 002 001
2) O valor da expressão 2⁰ - 2¹ - 2² é:
a) -4
b) -5 x
c) 8
d) 0
3) O valor da expressão (-10)² - 10² é:
a) 0 x
b) 40
c) -20
d) -40
4) O valor da expressão √16 - √4 é
a) 2 x
b) 4
c) 6
d) 12
5) O valor da expressão 10 + √9 – 1 é:
a) 14
b) 18
c) 12 x
d) 20
6) O valor da expressão (-4)⁴ - (-4) é :
a) 20
b) -20
c) 252
d) 260 x
7) O valor da expressão (-2)⁴ + (-9)⁰ - (-3)² é :
a) 8 x
b) 12
c) 16
d) -26
8) O valor da expressão (-7)² + (+3) . (-4) – (-5) é :
a) 7
b) 37
c) 42 x
d) 47
9) A expressão (-7)¹⁰ : (-7)⁵ é igual a:
a) (-7)⁵ x
b) (-7)²
c) (-7)¹⁵
d) (-1)²
10) O valor da expressão –[-2 + (-1) . (-3)]² é :
a) -1 x
b) -4
c) 1
d) 4
11) O valor da expressão numérica -4² + (3 -5) . (-2)³ + 3² - (-2)⁴ é
a) 7
b) 8
c) 15
d) -7 x
107 Comentários:
Gostei, ajudou muito no meu trabalho, obrigada
Vlw ADICIONEI O SITE A FAVORITOS :D ISSO VAI ME AJUDAR MTO ESE ANO EM ALGEBRA
muito legal
agora sei como fazer raiz quadrada
Vlw vou vim nesse site para aprender tudo de matematica pra eu passa de ano
mt obgdaã ! vlw meesmo <3
queria responder as raiz
Muito Obrigada vc me ajudou muito em um trabalho!!!!!
√64:√4-√9.(√144+√1) Eu Não Achei , O Resultado Dessa Conta.
8:2-3.(12+1)=
4-3.(13)=
1.13= 13
ajudo um pouco sipá :D
Bom vamo ver se ajuda agora no finalzinho de ano de 2010 : / Tomara neah
gostei muito ,mim ajudou msm!
vlw
eu gostei muito msm me ajudou pra caramba obrigadooo flw
muito bom esse blog.entre no meu estudando com isabela e deixe seu comentario
me ajudo muito no meu trabalho ta valeu
essas contas me ajudaram na minha Proova muito obrigada..........
nosa vlw mesmo me ajudou no teste e na prova agora sou expert em matematica :D
Essee é o melhoor site pra estudar para a 6ª série!!!!!!!!!!
tem tudo!!!!!! AMO ESSE SITE!
gostei muito desse blog estão de parabéns
contiuem assim
ACHAEI MUITO LEGAL
Vlw vety ajudo paka
esperoo que isso me ajude
:/
Tomare
Muito bom agora vou saber antes de todo mundo oq é rais quadrada a professora vai da hj que massa
é obrigada me fez relembrar mas quero saber como se faz expressoes com todos sinais.
ai to sentindo que vou ganhar um 10.00 ne matematica agora
bah cara ajudo mto pow vlw mesmo
Larissa te amo
By:Miserinha
legal mais onde eu acho raiz quadrada não exata
adorei a explicaçao.
gostaria de saber como eu resolvo esta questão:
√36+64-[³√-64+4(2+2.3)]:2²+3=
e tbm gostaria que vc me ajuda-se nessa :
[(5-3.3)³:(3²-√2³.3+1+4)].2+1
preferia estudar só por ai , pq é tudo oq o meu professor falou ao longo desse tempo ...
muito obg nao sabia como esdutar para matematica mas essa prova com explicaçao me ajuto vo dirar um 10,00 obg
mt bom tirei 9,3 na prova q valia 10 antes tirava no maximo 5 mt obg mesmo!!!!
muito bom melhor site AI gente entra no meu blog BOMBANDO NA NET POR PALOMA VALÕES MUITO LEGAL
parabéns pelo blog, já ñ lembrava mais de nada estou recapitulando tudo vlw grato...
talvez eu faria os exercícios sem as respostas, colocá - las em baixo pra todo mundo fazer sem saber a resposta e tals...muito obrigada, ajudou bastante ;D
me ajudou a estudar,obrigado
tem uns exercícios com a resposta errada, arrumem se der obrigado. Mas msm assim me ajudou bastante vlw.
amei agora sei mais do que eu sabia de matematica tirei todas as minhas duvidas e meu irmao tambem
Site Maravilhoso, esse me ajudou Bastante, muito legal. Muito bem explicado... E dou parabéns Para o DONO Desse Blog. ._.
Muito Bom esse site. Está me ajudando mais que a professora! (risos)
Este blog é muito bom mesmo!!!! Só que alguns resultados não batem!
Faltou uma coisa... problemas envolvendo icognitas!!
esse site é muito bom
Ótimo o blog. Para ficar melhor e o usuário dominar o assunto, gostaria de sugerir que os exercícios ( pelo menos um exemplo de cada) tivesse a instrução detalhada.
Muito bom
Amei esse site parabens para o criador !!1
Gostei muito ajudou pra caramba no meu trabalho.
muito legal
Muito obrigada, me ajudou a estudar com meu filho que estava perdido.
Este comentário foi removido pelo autor.
5) Calcule o valor das expressões:
e) – [– 1 + (– 3) . (– 2)]² = – 25
– [– 1 + 6]^2 =
– [+ 5]^2 =
– 5^2 =
– 25
eu esto aprendendo isto ainda e achei muito d+
"poque"
muito Grata! preciso ajudar meufilho em idade escolar e me ajudou muito,
Excelente. Obrigada
Este comentário foi removido pelo autor.
otimo mas faltou fazer sobre fraçoes
Muito bom, excelente, parabéns pelo blog.
Muito bom, excelente, parabéns pelo blog.
lixoooo
Muito bom mim ajudou
Vai me ajudar nas provas
5) Calcule o valor das expressões:
a) (-3)³ . (-2)² + (3) + 5⁰ = -110
Esta questão faltou um sinal para dar correta.
Que seria no (3) = (-3)
Não sei se vc sabe mas quando não aparece o sinal (3)significa (+3) já q 3é um número comum então ele é positivo
Não sei se vc sabe mas quando não aparece o sinal (3)significa (+3) já q 3é um número comum então ele é positivo
OBRIGADA ME AJUDOU UM POUCO PQ EU JÁ TINHA ESTUDADO
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BOM D+++++++++!!!
Muito bom me ajudou nas provas!!!
Muito bom me ajudou nas provas!!!
No texto tu fala sobre uma convenção para potências com expoente zero, dizendo q "todo número inteiro elevado a zero é igual a 1."
Na verdade, todo número NÃO-NULO elevado a zero é igual a 1. Isso pq zero elevado a potência zero é uma indeterminação.
Arruma lá q tá feio!!!
obrigado me ajudaram bastante
obrigado me ajudaram bastante
Excelente! Ajudou muito!:)
gostei, bem legal, mas podia fazer o gabarito separado, ficaria melhor :)
Um excelente material de apoio,parabens.
Excelente explicação e ótimos exemplos. Vou poder ajudar meu filho nas tarefas escolares. Obrigada!
MUITO BOM
LIXO! E tudo fácil, isso não e um EXERCÍCIO pk nem da pra exercitar!!
LIXOOOOOOOOOO
muito obrigado, a você que fez esse blog, é uma excelente pessoa.
na minha opinião, não gostei pois contem ex errados, como o ex 4 j
valeu
bom. gostei!
a resposta b do exercício 4 está errada
(-3+7)3÷(-5+3)
isso foi anos atrás?
Com certeza vou tirar 10 na prova
mt fácil
Mt fácil
Olá! Gostei muito do seu assunto tá bem mastigado. Porém não compreende essa questão.
b) [(+5)¹]⁵ = -243
Mano me ajudou bastante tou no 7 ano 6 série meu professor pega pesado daí ele deu o assunto pela primeira vez daí nao raciocinei direito nao sabia vc me ajudou muito valeu❤
Amei me ajudou muito pois conseguir enterre mas do meu professor ensina pois tô no 7 ano e ele pega no pesado com nos me ajudou com a prova que tenho hj
Há questões incorretas, a maioria está certa porém há questões com respostas erradas. Achei que eu estava com outro raciocínio mas algumas estão incorretas.
Des de quando 50 - 4² = (R: -14)? A resposta correta não seria 34? Chateado, está me deixando confuso.
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Excelente!!! Estou ensinando meu afilhado e estes exercícios ajudaram muito. Obrigado!!
Seu cu fdp
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Também para passar em português
muito bom,método de fácil orientação, para profissionais iniciantes,parabéns.
Por favor não deixem essas respostas visíveis façam com que a gente ao a perta um botão a resposta apareça. Certo?!😶😍😚😙
Não tô entendendo nada séra q e do 7°?
OBRIGADA
E vcs
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gostei muito, obrigado!
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